INFORME NACIONAL DE EDUCACIÓN EN TERRITORIOS RURALES Y EDUCACIÓN DO CAMPO

 BARCELONA (ES), 26 A 28 DE OUTUBRO DE 2022

País: Brasil

Apresentação: Eliene Novaes Rocha (FONEC/UnB)

Membros que estão na Coordenação Internacional: Eliene Novaes Rocha (Centro Oeste), Ana Maria Vergne de Morais e Luciélio (Nordeste), Maura Pereira dos Anjos (Norte), José Guilherme Franco Gonzaga (Sul) e Maria de Fátima Martins (Sudeste)

Coordenação nacional: Articulação Ampliada com representantes de todas as regionais. Todos os membros das Articulações Regionais são membros da Coordenação Nacional. Membros participantes do debate: Participaram do processo estudantes, professores, docentes, representantes de movimentos sociais e sindicais, gestores públicos das escolas, pesquisadores, dentre outros.

APRESENTAÇÃO: A participação do Brasil no Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo (CITREC) foi coordenada pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) que, em reunião da Coordenação Nacional Ampliada, aprovou a proposta de organizar, a partir das orientações do Comitê Executivo Internacional, a mobilização por meio das cinco regionais brasileiras: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Cada região organizou sua Comissão de Articulação Regional, que ficou responsável pela mobilização, organização, coordenação e sistematização de todo processo realizado na região. A participação nos Seminários Regionais foi intensa, com o envolvimento de docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), docentes dos Institutos Federais, professores das redes estadual e municipal, representantes de movimentos sociais e sindicais, gestores, estudantes dos cursos da Educação do Campo e do Pronera de todo o Brasil. A proposta de programação dos Seminários Regionais1 foi organizada nacionalmente, de modo que as regionais seguissem um roteiro comum, com adequações de acordo com suas especificidades, mas que mantivessem um eixo comum de debate, possibilitando assim, um olhar regional sobre o tema trabalhado e apontando elementos para a construção de uma perspectiva nacional sobre a situação do país. Os Seminários iniciaram com dois momentos gerais de debate: a mesa temática sobre modelos de desenvolvimento em disputa na região, ressaltando a Educação do Campo e a Agroecologia; e a mesa temática sobre políticas públicas de educação e as escolas no/do campo. No primeiro momento, realizou-se um aprofundamento sobre os modelos societários em disputa em cada região: projeto capitalista expresso no agro-hidro-mineral-negócio e o projeto de agricultura familiar camponesa, considerando as suas repercussões na vida, na produção e na organização territorial, principalmente no momento atual pandêmico. A pandemia de covid-19 agravou ainda mais o quadro de negação de direitos, desigualdades sociais e de segregação econômica, cultural, social e educacional, uma vez que mesmo atingindo todos os seres humanos, não é democrática, não afeta todas as pessoas da mesma maneira. Povos, grupos ou segmentos sociais mais vulnerabilizados foram mais gravemente atingidos, tais como: as pessoas que vivem em situação de pobreza extrema; na informalidade ou com contratos temporários e precarizados de trabalho; idosos; população em situação de rua; em privação de liberdade; refugiados; povos indígenas; quilombolas; extrativistas; ribeirinhos; assentados e acampados que vivem da agricultura familiar.

Para mais informações acesse o link:https://fonec.org/wp-content/uploads/2022/10/INFORME-BRASIL_CITREC_FINAL15.10.2022-2.pdf

Programação: https://fonec.org/wp-content/uploads/2022/10/Programa_Completo-do-Congresso_Barcelona-2022-2.pdf

Deixe um comentário