Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas

Organizado como ato político de comemoração aos 25 anos da Educação do Campo no Brasil, o Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas aconteceu na Cidade de Salvador/BA, nos dias 28 de fevereiro à 02 de março.

O encontro foi um momento especial de reencontro coletivo para a retomada dos espaços de participação social envolvendo o debate e reflexão em torno das políticas, programas e ações em Educação do Campo fomentados pelo Governo Federal e desenvolvidos pelas Universidades, Institutos Federais, Fóruns de Educação do Campo e Movimentos Sociais, perpassado por uma mística de celebração dos 25 anos da Educação do Campo, das Águas e das Florestas no Brasil.
O objetivo do encontro foi a construção de uma agenda estratégica com compromissos voltados a garantia do direito a educação dos povos do campo, das águas e das florestas no país, onde exigiu analisar e avaliar coletivamente ações como o Programa Escola da Terra, da Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Nesta perspectiva, o evento contou com um público de 800 participantes com perfil relacionado diretamente a estes programas, sendo ampliada com a presença de convidados e representantes de movimentos sociais, fóruns e comissões, visando estrategicamente a discussão de apontamentos sobre a Política Nacional de Educação do Campo. Na ocasião, também integrou a programação plenárias ampliadas do FONEC e da ANELEDOC, com pautas próprias.

O encontro foi organizado por uma articulação de instituições como o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA/INCRA/MDA.

Para ter acesso as fotos e documentos clique no link:

Deixe um comentário